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FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

 

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES:

Fidelizar um cliente não é tarefa fácil. Afinal, os consumidores são constantemente bombardeados com ofertas, promoções e comodidades que chamam a atenção e os fazem buscar provedores de novos produtos e serviços, mesmo que estejam satisfeitos com aqueles que estão acostumados.

É normal que um cliente sinta a necessidade de ver o que os concorrentes do seu fornecedor estão oferecendo, seja de uma, padaria, academia de ginástica ou farmácia recém aberta, seja para adquirir coisas do dia a dia ou algo de fornecedores com os quais nos relacionamos com menos freqüência , por curiosidade ou por insatisfação. Não importa. O desejo sempre acaba aparecendo.

Portanto a resposta de como fidelizar um cliente, do ponto de vista da empresa, talvez não seja, necessariamente, impedir a experiência com a concorrência. O importante é assegurar que, mesmo que um cliente se aventure com outros produtos ou serviços, ele volte a se relacionar com aquele com quem já está acostumado.

Uma possível abordagem para conquistar a fidelização é fazer com que a experiência de compra seja a mais agradável possível, gerando valor para o cliente. Embora algumas decisões de compra sejam feitas com base apenas no preço, sabemos que a maioria dos clientes busca sair satisfeito com o que está comprando, o que nem sempre está associado ao produto em si, mas ao que vem agregado a ele, como a qualidade do atendimento prestado.

Promover a satisfação vai muito além do que oferecer o menor preço, pois pressupõe o melhor custo-benefício, bem como envolve questões como respeito, pro atividade, ética, compromisso e tantos outros valores. Atenção, cordialidade e um simples sorriso podem ser fatores decisivos para se fechar uma negociação. É o que se chama de “produto ou serviço ampliado”.

Conhecer as necessidades e expectativas dos clientes, com base em dados e fatos é fundamental para se trabalhar sua satisfação. Além disso, saber o que a concorrência oferece e tentar superá-la com a experiência de compra contribui para a oferta de diferenciais que levam a fidelização.

Esses são alguns dos requisitos da excelência na gestão, pois uma empresa pode fazer mais do eu entrar na guerra de preços se trabalharem na fidelização de seus clientes. Afinal um cliente satisfeito recomenda uma empresa a sua rede de relacionamento, enquanto o insatisfeito propaga uma imagem negativa.

 

 

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