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Como planejar um showrrom de Móveis de sucesso

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 Como planejar um showrrom de Móveis de sucesso

 

Seu showroom é uma ferramenta de vendas e para isto deve ser aconchegante e oferecer aos seus clientes um grande impacto visual. Ele deve acolher e emocionar seus clientes.

Seguindo algumas dicas, é possível transformar seu ponto de venda, atraindo mais pessoas e consequentemente aumentar as vendas.

  • Layout é tudo:

Na hora de definir a disposição dos móveis considere as cores, tecidos e texturas. A maioria dos lojistas as vezes com medo de errar, coloca todo o mobiliário em tons monocromáticos deixando o showroom sem personalidade e frio. Verifique se as cores e se os móveis conversam entre si… conjugue as peças como se fosse em uma residência, ou seja, ambientados. Não se esqueça dos tapetes e adornos.

  • Vitrine:

A vitrine é o primeiro canal de contato que o cliente tem com sua loja.

O uso de peças atrativas e complementos de decoração como tapetes, adornos, quadros e luminárias criarão um cenário atrativo e com certeza sua vitrine não passará desapercebida e pode gerar o primeiro impulso para o cliente entrar em seu ponto de venda.

  • Espaço de circulação:

Deixe um bom espaço de circulação. Nada é mais desagradável do que um cliente entrar em sua loja e não encontrar a maneira de circular entre os ambientes. Eles precisam se deslocar com facilidade em todos os cantos da loja para conhecer seus produtos.

Por mais que pareça simples, muitos showroons ainda pecam neste

aspecto.

  • Produtos:

Produto ainda é o diferencial! O que ajuda a fazer sua loja mais conhecida é ter produtos que motivem os clientes a procura-la.

Negócios pequenos jamais vão poder cobrar mais barato que os grandes. Os processos de construção de escala fizeram com que os grandes só tivessem os preços como diferencial.

Produtos tem que ter histórias para contar. Se seu produto não tem história para contar, o seu cliente só vai querer saber de preço.

O primeiro passo é dar uma olhada no posicionamento que você definiu para seu negócio e se lembrar da frase: por que o cliente compra o que você vende? E depois porque ele compra de você?

Olhando o seu posicionamento, fica mais fácil definir os próximos passos para a estruturação de produtos.

  • Receber bem seu cliente:

A satisfação ou insatisfação de uma pessoa está diretamente relacionado com os ambientes que frequenta. Por isto quando temos o objetivo de fidelizar nossos clientes, a atenção aos detalhes, desde o atendimento até o ambiente onde ele é recebido deve ser constante. Bom atendimento e ambiente agradável irá satisfazer e fidelizar o seu cliente. O showroom ideal precisa ter um espaço apropriado para a negociação e vendas, pois muitos clientes se sentem mais à vontade para discutir números em espaços um pouco mais reservados.

Oferecer uma água ou um café fresquinho, uma música ambiente, temperatura e aroma agradável, fará toda a diferença na hora desta negociação.

Conhecer as necessidades e superar as expectativas do cliente deve ser sempre o objetivo da empresa.

  • Ferramentas de trabalho:

Para que o atendimento seja otimizado, é necessário que cada profissional de venda tenha disponível para trabalhar um tablete ou laptop onde contenha fotos com opções de peças disponíveis para venda, estoque atualizado e tabelas de todos os produtos que fazem parte do portfólio da empresa. Isto é de suma importância para um atendimento ágil e deixa tanto o vendedor quanto o consumidor focado em encontrar o produto certo que ele tem em mente. 

  • Iluminação:

Não há nada mais eficiente para criar a sensação de conforto do que a luz natural. Por isto, se certifique de que o seu showroom seja amplo, arejado e bem iluminado.

Outro detalhe muito importante são as plantas naturais. Elas irão deixar seu showroom mais humanizado e criar ambientes que se aproxima mais de sua casa.IMG_1797

8- Fidelização do cliente

Não é porque o cliente gosta da loja, dos produtos, do atendimento, dos preços e das formas de pagamento que ele será fiel.

Um pós-venda atuante é a melhor forma de fidelização. Ouça seu cliente e procure resolver qualquer assunto que possa ter ficado pendente. Isto gerará confiança e credibilidade para sua empresa.

O segundo passo é manter seu o banco de dados atualizado, pois através dele você poderá fazer várias ações para atraí-lo novamente.

Através deste mailing você poderá manter seu cliente informado de todas as ações que você fizer como lançamentos e promoções.

Assim seu cliente se sentirá especial e com certeza na hora que precisar de móveis se lembrará de você.

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